IA, Einstein e o budismo
Einstein teria dito que o budismo é a religião do futuro. Será mesmo que ele disse isso? E se disse, será que o budismo a que ele tinha acesso podia ser entendido além de um viés colonialista? Além disto, o que ele pensava realmente sobre ciência e religião é compatível mesmo com o budismo? O que o hype com a inteligência artificial tem a ver com tudo isso?
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OM ESPINOZA E=MC² SCHOPENHAUER SVAHA
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• Outros conteúdos sobre ciência e budismo
• Budismo e mistificação quântica (texto no Buda Virtual)
• As premissas injustificadas da ciência (texto no Papo de Homem)
• A crença infundada numa realidade externa (texto no Buda Virtual)
• Outros conteúdos sobre materialismo
• Interpretações da mecânica quântica (artigo da wikipedia em inglês mencionado no texto)
• O livro de Joseph Weizenbaum, criador do ELIZA, um chatbot primitivo que imitava um terapeuta rogeriano, pode ser encontrado em inglês na amazon.com.br, há também um artigo sobre o livro na wikipedia em inglês.
• Dois livros de Donald S. Lopez Jr., que costuma tratar de questões de distorção e colonialismo no budismo, estes sendo em particular sobre as ideias colonialistas em torno de ciência e budismo: Buddhism & Science: A Guide for the Perplexed e The Scientific Buddha: His Short and Happy Life.
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O budista fanboy da ciência
Será mesmo que o budismo se beneficia do exame científico de elementos tais como a meditação? Qual é o limite do estudo científico do darma?
Algumas palavras sobre budismo e ciência
A relação do budismo com a ciência é cheia de armadilhas ligadas a subserviência etnocentrista, por outro lado, há muitos pontos positivos. Como é isso?
Poderes milagrosos
Como o budismo lida com essa coisa de milagres ou poderes sobrenaturais? Tem isso no budismo?
Superstição, imperialismo cultural e reprodutibilidade
Este é um comentário sobre uma colocação de Dzongsar Khyentse Rinpoche no Facebook em 2019 onde ele trata das distorções nas adaptações do darma à modernidade onde o conceito de “superstição” é aplicado ao budismo sem o contexto cultural adequadamente traduzido. Ele chama essa prática de uma forma de genocídio cultural “pacífico”. Rinpoche critica a atitude subserviente à ciência de alguns budistas modernos.